Com a cabeça nas nuvens e os pés no chão.

Publicado: agosto 1, 2010 em Uncategorized

A maior virtude de um homem é saber ser grato com quem lhe apoiou. A gratidão, para ser cordata, não se baseia nos problemas e discussões, mas na ação de auxílio que por mérito ou destino recebemos. Se um assaltante por profissão salvar a vida de um familiar, serei eternamente grato ao dito cujo.

Nossa região está repleta de defeitos e aberrações. Não é preciso ser nenhum sábio ou ter uma capacidade mística para verificar essa afirmação. Entretanto, bem ou mal, foi ela quem formou nossa capacidade de ver o mundo, de se posicionar e de agir. Sejamos gratos a ela!

Ter respeito e gratidão para com o nosso Oeste paulista não significa fechar os olhos para seus dilemas, pelo contrario, devemos denunciá-los, mas o fato deles existirem não deve reprimir nossa canção de agradecimento ao lugar; não significa ficar bajulando políticos e belezas naturais, mas ser a atalaia mais criteriosa para as ações “politiqueiras” de nossos honoráveis governantes.

Machado de Assis, no texto Instinto de Nacionalidade, diz claramente as características de uma produção literária regional. Pra falar de Brasil e de interior sendo atual não é preciso falar somente de índio e de aspectos provincianos, mas falar de tudo, inclusive dessas características regionais, contudo, como homem de seu lugar e tempo histórico.

O Bruxo do Cosme Velho tem uma citação mais do que repetida, ainda sim, pouco entendida: “É preciso ser homem de seu tempo e de seu país, além de possuir certo íntimo que nem todo escritor tem”. O íntimo é a noção de espaço e tempo em sua cultura.

O Descontínuo project tudo comenta e desperta a vontade de sermos nós mesmos. Aventura seus espectadores nas artes consagradas e não inventadas, sem precisar ser conhecedor exímio das técnicas protocolares. Aproveitando o embalo de Mario de Andrade: “E então seremos universais, porque nacionais”.

by Ulisses Coelho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s